sábado, 8 de maio de 2010

De um Ar sofisticado



Apenas adicione Flores e ficará  divino




                                      
Flores frutas




Suco de laranja



Bananas



cerejas



Morangos



Flores de capuchinho



Açucar



Shantylin



De uma ar sofisticado ao seu prato

Salada com Flores


                  
                                               



Com a chegada da primavera uma nova opção para fazer as refeições ficarem mais atraentes é incluir flores em nossas receitas. Pode parecer estranho, exótico, mas as flores frequentam nossos pratos há muito tempo. Couve-flor, brócolis, alcachofra, flor de abóbora e até mesmo o açafrão, são nossos velhos conhecidos. As flores do momento são outras. Estamos falando das rosas, begônias, capuchinha, amor perfeito, alfazema, gerânio, cravina e até tulipas, que saem dos vasos e hoje são ingredientes de muitas receitas dando um toque requintado à gastronomia.


Mas como cuidado nunca é demais, principalmente quando o assunto é alimento, é preciso saber quais são as espécies de flores utilizadas para consumo e se são cultivadas especialmente para esta finalidade. Algumas podem ser facilmente encontradas em mercados.

Como apresentam consistência delicada e sabor sutil é preciso ter cuidado ao escolher os temperos e acompanhamentos para que o gosto da flor seja percebido.





"As flores são ingredientes de muitas receitas e elas acrescentam, além de sabor, muita beleza aos pratos" ,
Quais as flores comestíveis mais comuns?


São os capuchinhos, as rosas, as begônias, as calêndulas, os amores-perfeitos, os crisântemos, as tulipas e as de alfazema. Cravinas e verbenas-limão também podem ser usadas, apesar de menos populares.



Em geral, elas se harmonizam com que tipo de prato?

Saladas, verduras e frutas, doce de flores. Também são adicionadas a picles, geléias, vinagretes, caldas, pães, bolos e biscoitos, sobremesas e tortas. Um uso bastante comum é na decoração dos pratos.







Elas têm alguma propriedade nutricional?

Muitas delas têm propriedades nutricionais. É o caso do capuchinho, que tem vitamina C e um sabor picante. Pela beleza, ele também é empregado para decorar saladas e pratos. Como a inclusão de flores comestíveis na alimentação ainda é algo muito recente, não se sabe muito sobre o valor nutricional delas. Porém, pode-se dizer que, como as flores são ricas em néctar e pólen, são também ricas em minerais e vitaminas. As rosas, por exemplo, são ricas em vitamina C. As folhas de algumas outras possuem ferro, cálcio e fósforo. Além de tudo, têm baixa caloria, por serem muito leves e com alto teor de água. A calêndula é utilizada já há muitos anos para corante de bolos e caldas. Já o amor-perfeito pode virar tempero de saladas e tem gosto suave. Enfim, o sabor varia muito de flor para flor.





É possível fazer uma lista com as características e usos mais comuns das principais flores com uso culinário?

Elas podem ser utilizadas para aromatizar vinagres e azeites; salpicadas em saladas, para colorir e dar um sabor diferente. Uma dica bastante interessante é fazer cubos de gelo com flores, para dar um toque especial a bebidas. Algumas delas têm até uso terapêutico se colocadas em infusões para chás (mas consulte um naturopata antes de qualquer experiência). As pétalas também podem ser utilizadas em geléias, gelatinas, sorvetes, pudins, cremes e licores.

Entre as flores que usamos na decoração de ambientes, quais também podem ser aproveitadas na cozinha?

As rosas, begônias e amores-perfeitos são as mais comuns.





O cultivo das flores usadas na cozinha tem de ser diferenciado?

As flores utilizadas na alimentação não são as mesmas comercializadas em floriculturas (que são cultivadas com produtos químicos). As flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico no plantio. Flores como azaléia e bico-de-papagaio são altamente venenosas, daí a importância de não utilizar qualquer tipo de flor na gastronomia.



Como escolher as melhores flores? A aparência ainda é o mais importante?

As pessoas devem escolher as flores em produtores especializados. A aparência também conta, mas o mais importante é que elas não sejam cultivadas com produtos químicos (1768). Já para os produtores o melhor momento para colhê-las é logo após o orvalho ter secado, logo de manhã. Ou no fim da tarde, se as flores aparentarem estar em boa condição. Não se pode colher as flores no meio do dia, já que o calor pode secar o sabor e causar uma perda também das cores. Nunca use as flores do seu próprio jardim, que podem ter sido contaminadas de alguma maneira ou conter partes venenosas. Partes brancas e galhinhos não devem ser mastigados e é preciso ser retirados antes de utilizá-los na cozinha. Lave as flores com água (somente) de forma delicada ou quem sabe até utilizando um spray de água, pois elas são frágeis e machucam com facilidade. Seque sempre com toalhas de papel e deixe secar no ar mesmo.



As flores podem ir ao fogo?

O ideal é que elas sejam consumidas sem cozimento, preservando a aparência e o sabor em sua totalidade.



As pétalas vão à mesa

No início, a beleza das flores intimida. Mas não tenha medo de arriscar, a experimentação é a melhor maneira de se tornar íntimo de mais este ingrediente. A única regra é não cozinhar as flores ou elas perdem muito de sua aparência encantadora , afirma Anette Heuser, sócia da Ervas Finas (empresa especializada no cultivo de flores para consumo culinário). Use toda sua criatividade e inclua as flores na finalização dos pratos, até uma simples salada de alface vai ficar bem mais atraente .



Rosas refrescantes

Quem mora em São Paulo ou está passando pela cidade, não pode perder a chance de provar o sorvete de rosas. Ele faz parte do menu da sorveteria Soroko, localizada na rua Augusta e conhecida pelas receitas à base de leite de soja (consumidas, principalmente, pelos veganos: trata-se de uma tribo que dispensa qualquer alimento de origem animal, incluindo leite e seus derivados). A receita leva, além do xarope de rosas, a própria geléia produzida com a flor.

 Receita


Olha uma  idéia para usar amanhã dia das Mães  um Prato maior Branco  com flores comestiveis e  um transparente em cima das  flores








 
 
 
 
 
 
primavera. A mais colorida e reconfortante estação do ano e, com ela, vem também as inspirações para os cardápios criados com as flores comestíveis. As espécies são muitas, mas muito cuidado com a sua seleção para o preparo de pratos doces e salgados. O importante aqui é ficar claro que as flores utilizadas na alimentação não são essas vendidas em floriculturas, pois são tratadas com produtos químicos que podem trazer sérios danos para a saúde. Flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico em seu cultivo (leia mais no http://gestaogastronomica.blogspot.com). No mais é saborear o espetáculo, beleza e sabores inusitados que elas proporcionam. Um brinde!


 

Ingredientes - Salada: 4 folhas de alface americana

1/2 manga pouco madura cortada em lâminas

1 cenoura crua cortada em rodelas finas

½ mini pepino pequeno em rodelas finas

½ pimentão pequeno vermelho

½ pimentão pequeno verde

12 mini tomates

4 folhas de abóbora nova orgânica

8 flores de amor-perfeito

8 flores de Capuchinha





Ingredientes - Molho de Tangerina:

100 ml de suco de tangerina fresco e coado

200 ml de azeite de oliva extra-virgem

3 colheres (sopa) de licor de laranja

1 colher (café) de sal

1 colher (café) de pimenta rosa moída na hora de uso



Modo de preparo – salada e molho:

Lave todos os ingredientes da salada e deixe-os em imersão em água mineral na parte baixa do refrigerador por 3 horas. Retire, escorra-os bem, rasgue as folhas e monte a salada da seguinte forma: disponha a alface em camadas seguido das lâminas de manga, cenoura, pepino, pimentões, mini tomates e folhas de abóbora. Regue com o molho de tangerina (bata todos os ingredientes em liquidificador por 3 minutos) e decore com as flores de amor-perfeito e capuchinha. E está pronta a sua deliciosa e exótica salada.

Uma florida e ensolarada semana para você e sua família e até a próxima semana com mais novidades para você!

Camomila amarela


                                            

                                    



Anthemis tinctoria, ou camomila amarela : Usada para decorar saladas e pratos, assim como para fazer chás. Vinda do sul e centro da Europa, a sua floração ocorre entre julho e outubro, na Europa.

Pétalas do Girasol


                                         

                                               


Helianthus annuus, ou o famoso girassol : Os botões florais são cozidos, servidos como espargos, e as flores em saladas. Era cultivado pelos indígenas no norte do México, há mais de 3.000 anos, apenas as pétalas do girassol são comestíveis. Elas têm um sabor agridoce.

Verbana


                                           

                                                 Flores de verbana Nativas

Aloysia citriodora Palau ou verbena-limão: As suas flores são muito usadas para aromatizar vinhos, recheios, aves, conservas e sobremesas, além do seu uso nos licores franceses. Originária do Chile e da Argentina.

Açafrão


                                        



 Crocus sativus - É o açafrão verdadeiro, uma planta caríssima, pois, para termos 1 quilo, precisamos de 100 mil flores. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.


          

Gerânios são comestiveis


                                            

                                                

  Gerânio (Pelargonium sp): as várias espécies de gerânios diferenciam –se pelas fragrâncias (maçã, hortelã, rosa ou limão). As flores frescas podem ser usadas antes de perderem o aroma em tortas, bolos e doces em geral. Também são muito usados em saladas.

Flores Proibidas


                                            




FLORES VENENOSAS - Lírios do vale, violetas africanas, azáleas, dedaleira, narcisos, e outras. Evite-as e aprenda a reconhece-las.



• Evite - as flores do tomate.



















batata



















beringela














 pimentas  ou qualquer de sua espécie



















.
Se estiver em dúvida, com algumas flores  não use-as
Flores comestiveis tem que vir , de produtores de verduras e não de floriculturas, os pesticidas usados  nas flores  poder´~ao causar alergias intoxicações as vezes ireparaveis.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cogumelos também são flores

Algumas espécies de cogumelos podem servir como alimento, proporcionando vários benefícios à saúde, pois possuem alto teor de proteínas e são ricos em vitaminas, minerais, potássio, ferro, entre outros elementos. Os cogumelos comestíveis são alimentos funcionais, ou seja, suas características nutritivas ajudam na prevenção da algumas doenças.


Em 1996, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília – DF) trouxe para o Brasil uma técnica chinesa capaz de baratear e melhorar a produção de cogumelos comestíveis. A técnica Jun-Cao (Ju significa fungo e Cao, gramínea) utiliza substrato de capim, junto com outros nutrientes para o cultivo dos cogumelos, substituindo o cultivo tradicional, que usa troncos de árvore ou serragem.

A pesquisadora da Embrapa, Arailde Fontes Urben fala sobre as vantagens dessa técnica, como o baixo custo para sua adoção e um ciclo menor de produção: com o método Jun-Cao, o ciclo vegetativo dos cogumelos é de apenas dois meses, enquanto pela técnica tradicional é de um ano.

A técnica chinesa utiliza como substrato produtos simples ou resíduos orgânicos, normalmente capim triturado e, em quantidade menor, o resíduo de arroz, o gesso agrícola e água. Depois é colocada em sacos e a mistura é submetida a tratamento térmico, numa temperatura de até 121°C. Com o método Jun Cao, o cultivo de cogumelos fica muito mais econômico além de ajudar na preservação do meio ambiente


                                                   

Aprenda a fazer suas receitas com flores aqui


                                        



Salada light de flores




- 1 folha de alface mimosa roxa

- 1 folha de alface americana



- 4 folhas de radiccio di Verona (uma variedade de chicória)

- 1 unidade de manga

- 6 unidades de morango

- 6 pétalas de amor-perfeito





Vinagrete de maracujá

- 100 ml de óleo de oliva

- 50 ml de suco de maracujá

- 30 ml de água

- 1 colher (café) de sal

- 1 colher (café) de pimenta



Modo de Fazer

Lave bem as folhas e as rasgue em pedaços. Para começar a montar, utilize o radiccio nas laterais do prato, dispondo todas as folhas, uma ao lado da outra, de modo a formar uma estrela. Corte a manga em dados. Corte os morangos em pedaços. Organize os dados de manga e morangos, espalhando-os sobre as folhas. Regue com vinagrete. Decore com as pétalas de amor-perfeito.

Vinagrete: bata os ingredientes no liquidificador.




A montagem dessa sobremesa tem, na base do prato, um creme de baunilha e patchuli e uma compota de cítricos. Nas laterais estão as gelatinas de mel, o granizado de bergamota e, finalmente, o sorvete de cítricos e coentro, o caramelo de coentro e a casca dos cítricos ralada.

Veja como fazer cada uma das etapas:



Creme de baunilha e patchuli

100 g de açúcar

200 g de gema

1 kg de creme de leite fresco

5 folhas de gelatina

Patchuli

Baunilha



Hidratar a gelatina na água fria e reservar. Esquentar e acrescentar a baunilha, o patchuli e o creme de leite, retirar do fogo e cobrir por 10 minutos. Passado esse tempo, coar e acrescentar o açúcar e a gema e aquecer. Deixe esfriar e reserve.



Compota de laranja e pimenta

500 ml de suco de laranja

250 g de açúcar

5 g de agar agar

2 g de pimenta do reino



Misturar o suco de laranja com o açúcar, o agar agar e a pimenta recém moída. Ferver, coar e colocar em recipiente fundo. Uma vez solidificada a mistura, triturar até conseguir um purê bem fino.



Gelatina de mel e sândalo

200 ml de água

100 g de mel

1/12 folha de gelatina

Sândalo



Esquentar a água e introduzir o sândalo. Coar a preparação e dissolver o mel e a gelatina previamente hidratada. Uma vez sólida a mistura, quebrar e reservar na geladeira.



Granizado de bergamota

500 ml de água

50 g de açúcar invertido

50 g de glicose

2 folhas de gelatina

Azeite essencial de bergamota (tangerina)



Esquentar a água, o açúcar e a glicose. Retirar do fogo, agregar a gelatina previamente hidratada e esfriar a preparação. Uma vez fria, acrescentar a essência e levar ao freezer.



Sorvete de cítricos e coentro

200 ml de água

18 g de açúcar invertido

200 g de açúcar

7 g de estabilizante

50 g de glicose

32g de glucose atomizada (encontrada em lojas de produtos de confeitaria)

500 ml de suco de laranja



500 g de mexerica

5 g de coentro recém moído

1 g de cravo em pó



Misturar a água com o açúcar invertido e aquecer. Acrescentar a glicose, a glucose atomizada e o açúcar misturado com o estabilizante. Coar e deixar esfriar. Guardar na geladeira de 12 a 24 horas. Misturar com o resto dos ingredientes e passar na sorveteira.





Gelatina de água de flor de Azahar

100 ml de água de flor de azahar

50 ml de água

50 g de açúcar

1 g de agar agar



Misturar todos os ingredientes e deixar ferver. Deixar esfriar e cortar em quadrados.



Caramelo de coentro

100 g de glucose

100 g de açúcar isomalt

200 g de açúcar fondant

5 g de coentro



Misturar em uma panela a glucose, o isomalt e o fondant. Aquecer e acrescentar o coentro triturado e deixar esfriar. Antes de se solidificar, fazer uma marcação de quadrados de cinco centímetros de lado. Uma vez frio e sólido, desfazer os quadrados.

Borago


                                                 



Borago: Com uma coloração arroxeada, o Borago é muito utilizado na finalização de pratos. Consumida em maiores quantidades (+ de 30 g) estimula a produção de adrenalina. Pode ser empregada no preparo de sopas, bebidas e molhos.

Flor da Courgette



                                              



* Flor da courgette –(Abobrinha) A sua flor grande e saborosa é ótima recheada.




Depois existem as flores comestíveis que já nos habituamos a consumir e que às vezes nem damos conta que são flores, como por exemplo a couve-flor, os brócolos, a alcachofra, as flores dos grelos e outras.

Calendula



                                                 



* Calêndula - A flor inteira é comestível. Têm um sabor ligeiramente amargo e apimentado que por vezes lembra o açafrão. As suas pétalas douradas enfeitam qualquer prato! Planta muito rica.

Dente de leão



                                            



* Dente-de-leão – As suas flores pequenas e amarelas são simplesmente deliciosas e quando colhidas e consumidas de seguida têm um leve sabor a mel. As folhas têm um sabor já mais forte e ácido, mas são muito boas salteadas em alho e azeite.

Flores de cebolinha verde


                                         
                                           


* Flores da cebolinha ou do alho – As flores de cebolinha são saborosas e dão um toque “acebolado” às saladas e as flores de alho um toque de alho

Lavanda



                                           



* Lavanda - A lavanda é usada de várias maneiras, desde infusões, geleias, bolos, gelados, vinagres, vinhos, a lista é infindável! Têm um sabor muito próprio, talvez com notas cítricas.

Viola e Amor Perfeito



                                       


* Viola e amor-perfeito - Pode comer-se a flor inteira ou somente as pétalas. As pétalas têm um sabor muito suave e adocicado. A planta inteira tem um sabor mais forte e vegetal. A minha preferida é a espécie “viola odorata”.
                            

Pétalas de Rosas



                                           



        * Pétalas de rosas - Têm um sabor muito suave e primaveril, dão um toque requintado a qualquer prato. São usadas especialmente em sobremesas, infusões e pratos frios.

Flor de capuchinha


                                                 



* Capuchinhas (tropaeolum majus) - Fáceis de cultivar, trazem uma explosão de cor a qualquer salada. São boas recheadas, cristalizadas ou como guarnição. Têm um gosto muito agradável e ligeiramente apimentado, a planta inteira é comestível, inclusive existem pessoas que usam as suas sementes como alternativa à pimenta. Muito rica em vitamina C.

Temos variedades no mercado de exelente qualidade onde....No Ceagesp


                                              As flores comestíveis podem ser um complemento excelente de qualquer refeição ou até mesmo servir de prato principal. Mas antes de te aventurares pela alimentação florida existem vários pontos que deves saber:

* Nem todas as flores são comestíveis, existindo algumas que contêm princípios tóxicos. Em caso algum deves consumir uma flor sem ter a certeza da sua espécie.

* Inicia o consumo de flores progressivamente, pois podes ser alérgico a alguma.

* As flores que vês nos jardins e floristas não são apropriadas para consumo pois não sabes em que condições foram criadas nem se fizeram uso de químicos ou pesticidas prejudiciais à sua saúde.

* Consome apenas flores frescas, preferencialmente colhidas pela manhã, com pétalas viçosas e bem desenvolvidas, não colha flores ainda em botão ou murchas.



A melhor maneira de usufruíres plenamente e com segurança de uma flor é seres tu mesmo a plantar as tuas flores, não precisas de ter um jardim ou uma grande porção de terra, um ou dois vasos na tua varanda farão um óptimo trabalho! Alternativamente, podes recorrer a lojas especializadas, pois hoje em dia são diversas as superfícies comerciais que já têm à tua disposição flores embaladas para venda.



Das várias espécies existentes para consumo, algumas são especialmente atractivas pelo seu sabor, cor e facilidade de produção. A lista que se segue é um mero exemplo da variedade de flores comestíveis que podes encontrar: Veja ao lado uma a uma.

Flores comestiveis tem que vir da Horta e não da floricultura


                                                  
                                             


Além de agradáveis aos olhos, as flores podem surpreender o paladar sem abalar a silhueta. Pode parecer estranho, mas já existem especialistas pregando a ingestão de flores, misturadas, por exemplo, a saladas - é o que sugere o botânico Gil Fellipe no livro “Entre o Jardim e a Horta” (Senac Editora).




O especialista alerta: “Jamais coma flores de floricultura, elas são tratadas com pesticidas. Também não vale colher espécies em jardins públicos, sujeitos às fezes e urina de cães e gatos”. Para garantir que as plantas não tenham agrotóxicos, o melhor é cultivá-las em casa, ou comprar em locais especializados (um deles é a empresa Ervas Finas, www.ervasfinasnet.com.br/).



Ficou com vontade? Aproveite: uma rosa grande, por exemplo, tem apenas cerca de 10 calorias. “É claro que elas não matam a fome, servem apenas para tornar o prato mais leve, bonito e agradável. Outra dica interessante é colocar uma flor dentro de cada quadradinho da forma de gelo para decorar bebidas”, indica Felippe. O botânico lembra, ainda, que espécies venenosas, como azaleia, hortênsia e antúrio, devem ser banidas do menu.



Segundo o nutrólogo Valcinir Bedin, a cor da flor é um indicativo do tipo de nutriente predominante nela. “Espécies avermelhadas ou acastanhadas são ricas em betacaroteno. Já os tipos amarelados e azulados contêm mais vitamina C. Apesar dessas propriedades, as flores contêm muita celulose, o que dificulta a digestão no intestino. Então, é melhor não abusar. Um florzinha no prato é suficiente”, completa.

Flores comestiveis



                                             




  As senhoras inglesas do tempo da rainha Vitória preparavam um prato sofisticado de pétalas de rosas cristalizadas. As pétalas eram cobertas com clara de ovo e água e, na hora de servir, eram polvilhadas com açúcar.


O clássico licor verde Chartreuse, de origem francesa, desenvolvido no século XVII, tinha pétalas de cravo como um dos seus secretíssimos ingredientes.



Mas é preciso saber que nem todas as flores são comestíveis, algumas espécies são venenosas como é o caso da azaléia e do bico de papagaio.

Existem as flores que são mais comumente conhecidas no uso culinário: couve-flor, brócolis, alcachofra e flor de abóbora ou cambuquira. Mas existem outras também próprias para o consumo: a capuchinha, a rosa, a begônia, a calêndula, o amor-perfeito, o crisântemo, a tulipa, as flores de alfazema, a cravina e a verbena-limão.



As flores que são destinadas à culinária NÃO são as mesmas das floriculturas. Para uso comestível, devem ter seu cultivo orgânico e serem isentas de agrotóxicos.

A garantia de flores para uso culinário é obtida através do selo de certificação de Agricultura Orgânica.



Além da beleza, sabor e requinte que dão aos pratos, as flores comestíveis tem baixo valor calórico (cerca de 40 kcal por 100g), são ricas em água e contêm substâncias benéficas à saúde como é o caso da Rosa, Calêndula e Capuchinha.

A rosa e o nastúrcio, por exemplo, são ricas em Vitamina C. Os dentes de Leão possuem betacaroteno (pré-vitamina A) e Vitamina C.



Fazendo parte de saladas, omeletes, sobremesas, geléias, tortas, biscoitos, pudins, sorvetes, as flores tornam a mesa mais atraente, encantam e agradam tanto o paladar, quantos os olhos. Podem ainda aromatizar vinagres e azeites, serem salpicadas em saladas e decorar cubos de gelos para refrescar bebidas e sucos.